Nesta sexta-feira (14/07), ocorreu o primeiro encontro da Comissão Binacional que estará trabalhando com temas que visam o desenvolvimento de São Borja e Santo Tomé. O grupo discutirá projetos conjuntos que beneficiam as duas comunidades. Na reunião, estiveram presentes na reunião o vice prefeito, Roque Feltrin, a coordenadora da Consultoria Jurídica Ana Carmem, a diretora de Desenvolvimento Econômico e Relações Institucionais, Katia Aguilar e o secretário de Relações Internacionais de Santo Tomé, Eduardo Buero.

Na ocasião, o grupo fez a entrega simbólica do protocolo de intenções sobre o aeroporto binacional para o chefe de gabinete, Reinaldo Garcia. A comissão tem como objetivo desenvolver a economia e o turismo das cidades gêmeas. Já na próxima reunião, debaterão legislações que regulamentam o trânsito vicinal na faixa de fronteira como lei 26.523 e o decreto 8.536/2005. Assim, os integrantes tratarão sobre a regulamentação do decreto, a unificação da tarjeta vicinal e o transporte rodoviário de mercadorias.

Outro ponto em destaque foi a renovação da concessão com a Mercovia, pois a mesma está próxima de vencer o prazo. Também foi conversado a possibilidade da implantação de uma logística que possibilite o transporte fluvial pelo Rio Uruguai, objetivando otimizar e reduzir os custos com o transporte.

Desde que assumiu a Prefeitura, Bonotto tem buscado uma aproximação com a intendência de SantoTomé, pois ambos municípios vivenciam problemas comuns e que necessitam de soluções conjuntas. No atual momento, as prefeituras trabalham assuntos como: Aeroporto Binacional, Origem Missioneira, Tráfego Vicinal, Navegação no Rio Uruguai, Turismo Internacional. Todos projetos que serão amplamente discutidos e fomentados na Comissão Mista.

Fonte: Decom / Prefeitura de São Borja

Crédito Imagem: Lucas Villiger