A reunião do IBGE aconteceu na Prefeitura nesta quarta-feira (12/07), com a presença do secretário Fábio Fronza e representantes da Brigada Militar, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, UERGS, EMATER e ACISB. O encontro teve como foco os preparativos para o 10º Censo Agropecuário, o maior levantamentos de informações sobre o agronegócio.

Assim com a formação e orientação das Comissões Municipais de Geografia e Estatística (CMGE), que visa reunir instituições do município, interessadas nos dados censitários. A CMGE também serve para cooperar com o IBGE na realização das suas atividades antes e durante a coleta de dados.

O coordenador de subárea, José Antônio dos Santos, e sua equipe técnica trouxeram os principais pontos a serem retratados no setor agropecuário brasileiro em suas dimensões econômica, social e ambiental. Os pontos tratados na reunião foram: o dimensionamento das áreas cultiváveis, a produção de alimentos, a criação de animais, a utilização e aplicação dos implementos, o instrumental agrícola e a caracterização dos trabalhadores rurais.

A partir de 1º de outubro de 2017 até 28 de fevereiro de 2018, as propriedades rurais de todo Brasil serão visitadas pelos recenseadores do IBGE, para preenchimento do questionário. Portanto, o IBGE está oferecendo, de forma transparente, uma oportunidade aos interessados, em acompanhar como é feita a operação, desde o preparo até a coleta de dados. Com um trabalho junto a Prefeitura de São Borja e a Secretaria Agricultura e Meio Ambiente, o município planeja e se prepara para o Censo Agropecuário 2017.

Fonte: Decom / Prefeitura de São Borja

Crédito Imagem: Lucas Villiger / Decom