O Conselho Municipal de Assistência Social de São Borja(CMAS) e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, realizaram na quarta-feira (12/07), no auditório da Associação Espírita José Ferreira de Moraes, a 9ª Conferência Municipal de Assistência Social, que trouxe o tema  Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS. A 9ª Conferência Municipal de Assistência Social contou com o apoio da Prefeitura, Unipampa e Emater/Ascar.
O objetivo da Conferência foi avaliar as políticas de assistência social e definir diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único da Assistência Social no município. Posteriormente, os encaminhamentos do encontro municipal serão discutidos e levados para as Conferências Estadual e Nacional.
Estiveram na abertura da Conferência, o prefeito Eduardo Bonotto, o secretário de Desenvolvimento Social Pedro Quoos, o vereador Jefferson Homrich, a Profª Drª Loiva Machado e a Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social Edvandra Peralta Saldanha Fornasier.
Para fomentar a discussão, a professora universitária e Assistente Social, Loiva Machado, discorreu sobre os quatro eixos temáticos: A proteção Social não-contributiva e o princípio de equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais; Gestão democrática e controle social; Acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais e a Legislação como instrumento para uma uma gestão de compromissos dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.
Ao final do evento foram escolhidos delegados das entidades civis e governamentais para participar da Conferência Estadual.
A programação foi voltada para usuários das políticas de assistência social, beneficiários do Programa Bolsa Família, participantes dos serviços de convivência dos CRAS e representantes de entidades e também para estudantes universitários de áreas relacionadas com a assistência.

Fonte: Decom / Prefeitura de São Borja

Crédito Imagem: Darlan Santos / Decom